Ontem, hoje e amanhã também (…)

Pequenos gestos representam muitas vezes grandes mudanças. Não pela magnitude do movimento em si, mas pelo direcionamento dado à nossa vida.

Eram momentos de frustração, dúvida e solidão, que remetiam, invariavelmente, ao conforto afetivo do passado. A angústia, que nunca fora boa conselheira, indicava que seria melhor retroceder, voltar para o lugar de origem, como forma de dissipar o sofrimento que acompanha as grandes transformações.

O passado, porém, não existia mais.

Não havia um lugar, no futuro, que pudesse acolher aquele passado que já se fora. As portas do tempo haviam fechado os caminhos trilhados, não me permitindo mais que por eles retornasse. A única jornada possível era a construção de um novo futuro, através das tortuosas vias do presente, ainda que saudoso de um velho passado.

Perdido no labirinto do tempo, entre um passado de afeto e um futuro incerto, fraquejar não é sinônimo de fraqueza. É apenas um sintoma de sombras, que estão a dormitar confortavelmente em lugares ocultos de nosso ser.

Foi preciso, então, perder-me nas linhas do tempo para reencontrar-me fora delas.

Por um instante fugaz, passado, presente e futuro revelaram-se de mãos dadas e, logo após fundirem-se, remeteram-me para um momento atemporal. Nele, pude compreender que passado, presente e futuro são apenas referências criadas para marcarmos o tempo.

A única saída, porém, era seguir em frente. Seguir em frente, sim, mas trazendo a experiência do passado, sem carregar todo o peso de sua carga. Vislumbrando o futuro desejado, mas sem atribuir-lhe os sentimentos de receio e ansiedade, que ofuscam os caminhos que devem ser trilhados.

A cada dia o seu passo, com resiliência, persistência e paciência, rumo ao objetivo desejado. Afinal, ‘pequenos gestos representam muitas vezes grandes mudanças. Não pela magnitude do movimento em si, mas pelo direcionamento dado à nossa vida’ (…)

Comentários

Comentários

Comments (1)

  1. Primeiramente parabéns por seu trabalho.
    Excelente texto, acabei vendo por acaso seu site, e há tempos não lia algo que tivesse tão a ver com meus pensamentos . De certo, mais um sinal de que estou indo pelo caminho certo da vitória.
    Muito Obrigado por me transmitir essa ideia!
    Grande Abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.


error: Conteúdo protegido contra cópias