4 razões pelas quais você ainda não foi aprovado em um concurso público (e as soluções propostas para superá-las)

| 7 Comentários

1) Falta de foco – você não consegue decidir exatamente o que quer. E, na falta de uma escolha, resolve estudar para tudo ao mesmo tempo. Ainda que essa forma de estudo tenha a vantagem de abarcar o conteúdo de vários concursos, sua preparação se torna muito longa e, até mesmo, inexequível.

Solução: restrinja o seu objeto de estudo às suas possibilidades, inclusive de tempo, sem ficar pulando de galho em galho (de edital em edital). Nada impede que você faça vários concursos, mas dê ênfase ao estudo das matérias mais importantes para aqueles que são o seu foco principal. É possível também que você estabeleça objetivos de curto, médio e longo prazos, e, a cada vitória, parta para uma nova batalha. Priorize.

2) Falta de planejamento – você se prepara sem qualquer tipo de organização e resolve estudar o que der na “telha”. Vale o feeling, o sentimento. E, sem planejamento, você acaba estudando de forma desorganizada, sem o menor controle do conteúdo estudado ou do tempo necessário para completar a abordagem de cada matéria. Planejamento ou programa de estudos é algo inexistente. Afinal, você não está aqui para planejar, mas sim para passar. Resultado: O tempo é que passa e você fica! Aliás, fica sem ter a exata noção de onde está ou para onde vai, já que, como diz a música, o seu caminho é feito a cada manhã.

Solução: monte um planejamento adequado para o estudo das principais matérias. Faça um programa de estudos e um cronograma que te obrigue a estudar todos os pontos de todas as matérias, além de incluir revisões periódicas dos pontos já estudados. Planeje-se.

 

3) Falta de comprometimento – você não consegue se comprometer com os seus objetivos. Sim, você quer ser aprovado, mas acaba se desviando de sua trajetória por não conseguir tratar a sua preparação como prioridade. As atividades do dia a dia te atrapalham e acabam consumindo seu tempo, levando-o para outros caminhos, que não aqueles que precisam ser trilhados para que o objetivo seja alcançado.

Solução: monte um projeto que seja viável e que leve em consideração as demais tarefas do dia a dia. Estudar para concursos públicos deve ser tratado como uma de suas prioridades. Uma atividade que vai demandar tempo e esforço. Explique isso para as pessoas mais próximas. Busque a colaboração delas. Mas lembre-se sempre: os sonhos são pessoais e intransferíveis e, no final das contas, cabe a você realizá-los ou não. Comprometa-se.

 

4) Falta de continuidade – você não consegue manter a continuidade do projeto. E, na falta de continuidade, está sempre parando de tempos em tempos. Você está sempre retornando ao início da preparação e, muitas vezes, aos mesmos pontos já estudados, ao início do livro, do caderno, sem nunca chegar ao fim.

Solução: mantenha a continuidade. Faça com que o tempo e a rotina trabalhem a seu favor. Que cada dia seja um dia que te deixa mais próximo (e não mais distante) do seu objetivo. Estude sempre (ainda que com folgas), de forma que você não perca o contato com o seu objetivo. Não deixe seu sonho fugir de você. Prossiga.

Share and Enjoy:
  • Print
  • Digg
  • StumbleUpon
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Yahoo! Buzz
  • Twitter
  • Google Bookmarks
  • Google Buzz
  • LinkedIn
  • Live
  • MSN Reporter
  • MySpace
  • Orkut
  • RSS
  • Tumblr

7 Comments

  1. Obrigado, Professor Erico pelas dicas. Tudo o que foi dito por V. Sa. está ocorrendo comigo. No entanto, tenho me esforçado muito para me concentrar nos estudos. Agradecido. Grande Abraço. Marcos Knopp.

  2. Prezado Marcos. Acontece com você. Aconteceu comigo e com quase todo mundo. Daí o post. Mantenha a dedicação e você obterá êxito. Grande abraço.

  3. TA dificil de estudar!!!!

  4. Com certeza Dr., principalmente o último item acontece comigo. Lendo, me identifiquei. Vou prosseguir!

  5. Eu precisava ler isso!! Que norte!
    Obrigada!

  6. eu sou prova viva de que tudo acima escrito é a mais pura verdade, passei nove anos com todos estes defeitos, eu até consegui passar em alguns concursos, mas nunca fui bem classificada a ponto de tomar posse. Depois que servi a Marinha, vi que meu grande defeito era nao ter disciplina, que é o nome global de todas as carateristicas positivas descritas pelo professor. Hoje sou outra pessoa, acredito em meu potencial e tenho disciplina. E digo: em breve estarei na instituição que tanto almejo. Parabens, professor! Por ajudar tanta gente neste caminho arduo.

  7. Muito bom!

Deixe uma resposta